Início > Ferramentas, Pessoal, Tecnologia > Orkut + Lan House = Inclusão Digital???

Orkut + Lan House = Inclusão Digital???

Há alguns dias li um artigo no  site do Nepomuceno, que me chamou muito a atenção e me fez refletir sobre o assunto.

Com um texto bem ousado o artigo com o nome de “Cadê a estátua do Orkut Buyukkokten?” demonstra como o uso do site de relacionamentos impulsionou o uso da Internet e consequentemente o uso de computadores por todo o Brasil, principalmente por pessoas de classe média e baixa.

Após ler esse texto comecei a pensar como realmente o uso de ferramentas como Orkut, MSN, YouTube, e outros, conseguiram fazer com que as pessoas se interessasse por tecnologia, e a buscar conhecimentos sobre como utilizar essas ferramentas e com isso foram então se incluindo no mundo digital.

Esse post me fez lembrar a serie apresentada pela Regina Casé no Fantástico, no quadro Central da Periferia onde ele foi visitar e contar histórias de Lan Houses nas principais periferias do país. É realmente impressionante o número de Lan Houses espalhadas pelas ruas das cidades, e sempre lotadas por pessoas acessandos seus Orkuts , batendo um papo em chats, ou jogando. E nesse quadro mostra como hoje isso é muito comum em locais de baixa renda, onde muitas pessoas não tem condições de ter um computador ou acesso a Internet em casa, e passam parte de seu tempo livre em Lan House . E o mais importante disso tudo, aprender a lidar com essas tecnologias na maioria das vezes sozinhas ou com ajuda de amigos que provavelmente aprenderam sozinhas.

Muito se ver dos nossos governantes em investimentos em programas de Inclusão digital, talvez não seria mais prático e económico investir em instalações de Lan Houses em comunidades carentes? Talvez seja complicado né? Como diria o Nepomuceno em seu artigo: “Quantos deputados e senadores deixaram de levar um percentual?“.

Prefiro parar por aqui, pois acho que isso é um tema que da assunto para muitas páginas e muitas discussões.

Fica a esperança de um dia termos pessoas conscientes no investimento correto emações que darão resultados promisos e com custos baixos. Creio que não seja tão difícil assim encontrar uma maneira, afinal temos um “Jeitinho Brasileiro” para tudo. Porquê não termos para isso?

Recomendo dar um passada no site do Nepomuceno, ler o artigo e se sentir a vontade deixar aqui ou lá sua opinião sobre o assunto.

Link para o artigo: http://nepo.com.br/2009/03/23/uma-estatua-para-o-orkut-buyukkokten

Abraço a todos…

Anúncios
  1. 8 de abril de 2009 às 22:56

    Prezado Edimar

    Sugiro a leitura de dois artigos sobre esse tema nos links abaixo:

    A falácia da inclusão digital feita pelas lan houses
    http://www.ofarol.inf.br/tecnologia/lan_house.htm

    Educação digital: para uma inclusão digital de conteúdos
    http://www.ofarol.inf.br/tecnologia/educa_digital.htm

    Atenciosamente

    Eduardo

    • 9 de abril de 2009 às 16:07

      Olá Eduardo, não conseguiu enviar o retorno pelo seu site, por isso resolvi responder por aqui, e aproveita para recomendar a moçada tambem a ler os seus artigos….

      Segue abaixo a minha resposta:

      Muito bacana seus artigos cara…
      Concordo plenamente com voce… O objetivo do meu post era justamente esse (assim como o do Nepo), dispertar essa atenção da sociedade sobre essa falsa “Inclusão Digital”, pois para mim conhecer Orkut e MSN não é ter educação digital, tanto que muitos utilizam essas ferramentas de formas inadequadas, creio que seja justamente pela falta dessa educação. Porém gosto dessas ideias da Lan pelo fato de dar oportunidades a essas pessoas pelo menos ter ideia do que seja Internet, pois se tivessem de braços cruzados esperando esses programas governamentais jamais conheceriam… Tanto que cito o tal quadro do Fantastico onde mostram alguns casos onde ao conhecer esse mundo despertou interesse e conseguiram montar ai seus “pequenos negocios” utilizando tecnologia.
      É um assunto o tanto complicado mais que da pra trocar uma ideia bacana…
      É isso ai… abraço…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: