Início > Programação, Tecnologia, Webdesigner > Design para a Internet – Projetando a experiência perfeita

Design para a Internet – Projetando a experiência perfeita

Voltando ao assunto Acessibilidade e Usabilidade, terminei ontem de ler o livro Design para a Internet – Projetando a experiência perfeita de Felipe Memória. Demorei um pouco, mas foi de começar a ler. Conforme citei no post Não me faça pensar a empolgação com o tema foi tanta que antes mesmo de acabar de ler um livro já tinha comprado o outro. Só que tive alguns probleminhas…

Primeiro foi que o livro chegou com defeito, com algumas páginas em branco (veja na Imagem 1), mas o pessoal do Extra logo resolveu e me enviou outro em perfeito estado. Depois foi a falta de tempo mesmo, até me mudar para BH onde comecei a aproveitar as horas de buzão indo e voltando do trabalho para ler o livro.

Imagem 1 – Livro com defeito

Design para a Internet – Projetando a experiência perfeita é mais um livro da lista do Bruno Ávila e do Carreira Solo voltada para profissionais que atuam com desenvolvimento de sistemas. O livro é uma excelente leitura tanto para quem está começando quanto para quem já é fera no assunto.

O seu conteúdo é muito bacana e sua leitura é empolgante, tanto que tinha que ficar ligado, pois se empolgasse demais acabaria literalmente passando do ponto.

Ele aborda temas como: Usabilidade na web, Processos de Projeto, Formas de navegação, Testes de usabilidade, Breadcrumbs, e principalmente na forma como devemos pensar ao desenvolver ou projetar um site ou um sistema, sempre focando o elemento principal de toda essa história: O Usuário.

No livro, além da “teoria” o Felipe Memória procura demonstrar na prática todos os conceitos abordados, através de estudo de casos de sucesso de site como: Orkut, Ideo, BBC, AOL, Flickr e Hattrick, e de algumas experiências vivenciadas por ele como: Big Brother Brasil, Globo Media Center (GMC), e os sites do jornalismo da Globo.com. Esses Cases apresentados facilitam muito no entendimento do que ele quer passar.

Concluíndo: como o Felipe cita em seu livro, não adianta nada você fazer um site cheio de animações em flash, cheio de bordados e firulas, e o usuário não conseguir navegar pelo site. Depois dessa leitura tive ainda mais a certeza de que um site tem que ser simples e objetivo, com o conteúdo ali, fácil de encontrar, afinal é para isso que os usuários vêm até o seu site, em busca de conteúdo.

Imagem 2 – Design para a Internet – Projetando a experiência perfeita por Felipe Memória

Mais informações sobre o livro

Site do Livro: http://www.experienciaperfeita.org/portal/livro_index.asp

Blog do Livro: http://www.experienciaperfeita.org

Resenhas:

http://www.usabilidoido.com.br/design_para_a_internet_projetando_a_experiencia_perfeita.html

http://carreirasolo.org/livros/bibliografia-basica-para-arquitetura-de-informacao

Abração pessoal…

Até a próxima…

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: